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quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Formação para professores (tablets)

Ação de Formação – 3 / 2014


O tablet no contexto do ensino de competências digitais e de informação


Formadora: Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues (CCPFC/RFO-13888/02)
Modalidade: Oficina de Formação; Acreditação CCPFC/ACC-72988/13 (1,2 créditos)
Duração: 15 horas presenciais e 15 horas de trabalho autónomo.
Local de realização: Escola Secundária com 3º Ciclo Maria Lamas
Destinatários: Professores do Agrupamento de Escolas Gil Paes
Calendário: Início em 29 de janeiro de 2014, das 14:00 às 17:00 horas. Restantes seis sessões de 15 em 15 dias, das 14:00 às 16:00 horas.
Critérios de seleção: máximo de 20 formandos, por ordem de inscrição on-line. A seleção será feita de acordo com os seguintes critérios:
                               1º - docentes do 3º ciclo e ensino secundário
                               2º - docentes dos restantes graus de ensino


Prazo limite para inscrições: inscrições realizadas on-line, na página web do Centro de Formação, até ao dia 21 de janeiro de 2014


Alguns objetivos da ação:
·         Saber utilizar o tablet no respeitante aos “gestos multitarefa” e a aplicações básicas;
·         Comparar as vantagens e limitações do tablet e do computador e identificar situações de utilização complementar dos dois tipos de equipamento;
·         Conhecer e partilhar aplicações para tablet com potencialidades pedagógicas;
·         Conhecer os ebooks do acervo da Biblioteca Escolar;
·         Relacionar a utilização do tablet com o desenvolvimento de competências leitoras, de métodos de estudo e de tratamento e partilha de informação;
·         Refletir sobre modos de exploração do tablet nas atividades letivas.

Alguns conteúdos da ação:
·         Apresentação da ação de formação, no contexto do projeto “Sei aprender” (presencial – 2 horas).
·         O tablet – funcionamento e manuseamento (presencial – 4 horas).
·         Leitura de e-books. Os e-books do acervo da Biblioteca Escolar. Promoção da partilha de informação entre os formandos (presencial – 1 hora).
·         Aplicações com potencialidades educativas, numa perspetiva de desenvolvimento de competências de informação e digitais e de métodos de estudo. Promoção da partilha de informação entre os formandos (presencial – 3 horas; não presencial – 8 horas).
·         Planificação, aplicação e avaliação de atividades letivas, individuais ou em grupo, com recurso ao tablet, de acordo com a perspetiva da ação. Reflexão conjunta sobre as experiências realizadas (não presencial – 9 horas).
·         Avaliação do trabalho individual e do grupo de formandos. Avaliação da ação de formação (presencial – 2 horas).

Metodologias de realização da ação
Esta ação de formação terá uma duração de 15 horas, organizada em 7 sessões presenciais. Prevê-se um total de 15 horas para desenvolvimento de trabalho autónomo.
Nesta formação, o formador deve ter um papel promotor e facilitador de reflexão permanente sobre as potencialidades dos tablets no ensino.
A formação basear-se-á na demonstração e na construção partilhada de conhecimentos, fazendo uso de uma pedagogia ativa baseada na autoaprendizagem e no trabalho colaborativo.

Sessões presenciais
As sessões terão um caráter eminentemente prático.
Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de caráter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.
Avaliação dos trabalhos realizados.


Trabalho autónomo

No âmbito do trabalho autónomo, os formandos deverão partilhar informações sobre aplicações e e-books de âmbito geral e/ou ligadas à sua área de lecionação.

O trabalho autónomo destina-se ainda à planificação e partilha dos planos de ação, bem como à sua aplicação e avaliação.

Avaliação dos formandos

A avaliação, individual e contínua, terá em conta os seguintes itens:
Assiduidade (5%); Participação (10%); Cumprimento das tarefas (25%); Elaboração dos planos de aulas e de materiais de apoio (35%); Relatório/Reflexão crítica (25%).




Torres Novas, 7 de janeiro de 2014 

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