O tablet no contexto do ensino de competências digitais e de
informação
Formadora:
Maria do Céu Gomes Dias
Rodrigues (CCPFC/RFO-13888/02)
Modalidade:
Oficina de Formação; Acreditação CCPFC/ACC-72988/13 (1,2
créditos)
Duração:
15 horas presenciais e 15
horas de trabalho autónomo.
Local
de realização: Escola Secundária com 3º
Ciclo Maria Lamas
Destinatários: Professores do
Agrupamento de Escolas Gil Paes
Calendário: Início em 29 de janeiro de 2014,
das 14:00 às 17:00 horas. Restantes seis sessões de 15 em 15 dias, das 14:00 às
16:00 horas.
Critérios de seleção: máximo de 20 formandos, por ordem de inscrição on-line. A seleção será
feita de acordo com os seguintes critérios:
1º - docentes do 3º ciclo e ensino
secundário
2º - docentes dos restantes graus
de ensino
Prazo limite para
inscrições: inscrições realizadas on-line, na página
web do Centro de Formação, até ao dia 21 de janeiro de 2014
|
Alguns objetivos da ação:
·
Saber utilizar o tablet no respeitante aos “gestos multitarefa” e a aplicações
básicas;
·
Comparar as vantagens e limitações do tablet e do computador e identificar situações
de utilização complementar dos dois tipos de equipamento;
·
Conhecer e partilhar aplicações para tablet com potencialidades pedagógicas;
·
Conhecer os ebooks do acervo da
Biblioteca Escolar;
·
Relacionar a utilização do tablet com o desenvolvimento de
competências leitoras, de métodos de estudo e de tratamento e partilha de
informação;
·
Refletir sobre modos de exploração do tablet nas atividades letivas.
Alguns
conteúdos da ação:
·
Apresentação da ação de formação, no
contexto do projeto “Sei aprender” (presencial – 2 horas).
·
O tablet
– funcionamento e manuseamento (presencial – 4 horas).
·
Leitura de e-books. Os e-books do
acervo da Biblioteca Escolar. Promoção da partilha de informação entre os
formandos (presencial – 1 hora).
·
Aplicações com potencialidades
educativas, numa perspetiva de desenvolvimento de competências de informação e
digitais e de métodos de estudo. Promoção da partilha de informação entre os
formandos (presencial – 3 horas; não presencial – 8 horas).
·
Planificação, aplicação e avaliação de
atividades letivas, individuais ou em grupo, com recurso ao tablet, de acordo com a perspetiva da
ação. Reflexão conjunta sobre as experiências realizadas (não presencial – 9
horas).
·
Avaliação do trabalho individual e do
grupo de formandos. Avaliação da ação de formação (presencial – 2 horas).
Metodologias
de realização da ação
Esta ação de formação
terá uma duração de 15 horas, organizada em 7 sessões presenciais. Prevê-se um
total de 15 horas para desenvolvimento de trabalho autónomo.
Nesta formação, o
formador deve ter um papel promotor e facilitador de reflexão permanente sobre as
potencialidades dos tablets no ensino.
A formação
basear-se-á na demonstração e na construção partilhada de conhecimentos,
fazendo uso de uma pedagogia ativa baseada na autoaprendizagem e no trabalho
colaborativo.
Sessões
presenciais
As sessões terão um
caráter eminentemente prático.
Serão criadas
oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de
atividades integradoras de caráter prático, com a preocupação da ligação com os
contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos
caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.
Avaliação dos
trabalhos realizados.
Trabalho
autónomo
No âmbito do trabalho autónomo, os formandos
deverão partilhar informações sobre aplicações e e-books de âmbito geral e/ou ligadas à sua área de lecionação.
O trabalho autónomo destina-se ainda à planificação
e partilha dos planos de ação, bem como à sua aplicação e avaliação.
Avaliação dos formandos
A avaliação, individual e contínua, terá em
conta os seguintes itens:
Assiduidade (5%);
Participação (10%); Cumprimento das tarefas (25%); Elaboração dos planos de
aulas e de materiais de apoio (35%); Relatório/Reflexão crítica (25%).
Torres
Novas, 7 de janeiro de 2014
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