Projeto Sei Aprender
· Estratégias: (1) formação de docentes; (2) trabalho colaborativo em sala de aula (ética da informação e modelo PLUS, no Secundário); (3) integração do ensino das literacias na Oferta Complementar (7º e 8º Anos); (4) desenvolvimento de competências de informação e de Matemática em Português e Matemática, respetivamente; (5) marketing
Programa para a Oferta Curricular
Kit + - Materiais de suporte (em construção)
MÓDULOS |
CALENDÁRIO
|
OBJETIVOS
|
ATIVIDADES
|
Diagnóstico (velocidade de leitura, leitura e
escrita)
|
2 aulas
|
· Determinar o nível de proficiência inicial dos
alunos
|
Teste
Análise
dos resultados
|
Módulo I
A organização dos documentos na biblioteca escolar.
O catálogo coletivo |
1 aula
|
· Conhecer o funcionamento da
biblioteca escolar
· Conhecer a organização dos
documentos nas estantes
· Pesquisar documentos a partir do
catálogo coletivo
· Reconhecer o fundo documental mais
apropriado às necessidades curriculares e de lazer
|
Visita
guiada à biblioteca escolar
|
2 aulas*
|
· Melhorar a organização e
rendimento do estudo
|
Planificação
de um horário de estudo geral e a sua adaptação semanal
|
|
2 aulas
|
· Alargar o vocabulário para
melhorar a eficácia da leitura
|
Consulta
do dicionário
Caderno
com significados
|
|
MÓDULO IV
|
(2 aulas ±)
|
· Sensibilizar para a possibilidade
de se aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão
|
Vitaminas
para os olhos -
exercícios para aumentar a velocidade de leitura
|
MÓDULO V
Leitura rápida e leitura focalizada
|
(2 aulas ±)
|
· Conhecer e aplicar as fases de
leitura rápida e de leitura focalizada
|
Atividade
a pares
|
Módulo VI
Leitura crítica
|
(2 aulas ±)
|
· Identificar os objetivos do autor
· Avaliar a fidedignidade das fontes
· Distinguir os factos das opiniões
|
Atividades
sustentada por textos da Web no âmbito dos objetivos da Oferta Complementar
|
(2 aulas ±)
|
· Desenvolver uma atitude ativa
durante a leitura
|
Atividade
em que os alunos produzem questões e as respetivas respostas a partir de um
texto informativo
|
|
Módulo VIII
|
(3 aulas ±)
|
· Reconhecer a correlação entre a
tomada de apontamentos e a facilidade em aprender
|
Atividade
realizada a partir de textos no âmbito dos objetivos da Oferta Complementar
|
Pesquisa a partir do Google (novo)
|
(1 aula)
|
Saber
pesquisar informação com maior eficácia
|
Analisar,
com os alunos, as potencialidade de pesquisa através do Google
|
Módulo IX
|
(1 aula ±)
|
· Desenvolver uma atitude ética
perante a informação
· Desenvolver, de forma consciente,
técnicas eficazes de tratamento de informação e produção de conhecimento
|
Apresentação
do modelo PLUS, que pode ser aplicado na realização de trabalhos no âmbito da
Oferta Complementar, quando se considerar que os alunos já dominam as
competências básicas de informação
|
* Alterado após aplicação em aula
Outras apresentações do Kit
Norma para a realização de trabalhos escritos (APA): Guião para elaboração de trabalhos escritos; modelo (.doc)
Amostras de trabalhos de alunos do Secundário realizados através do modelo PLUS
Sem comentários:
Enviar um comentário