Sei
aprender: um projeto para o desenvolvimento das literacias
Formadora:
Maria do Céu Gomes Dias
Rodrigues (CCPFC/RFO-13888/02)
Modalidade:
Oficina de Formação.
Acreditação CCPFC/ACC-76392/14 (1,2
créditos).
Duração:
15 horas presenciais e 15
horas de trabalho autónomo.
Local
de realização: Escola Secundária com 3º
Ciclo Maria Lamas
Destinatários: Professores do
Agrupamento de Escolas Gil Paes
Calendário: Início em 29 de janeiro de 2014,
das 16:30 às 19:30 horas. Restantes seis sessões de 15 em 15 dias, das 16:30 às
18:30 horas.
Critérios de seleção: máximo de 20 formandos, por ordem de inscrição on-line. A seleção será
feita de acordo com os seguintes critérios:
1º - diretores de turma dos 7º e 8º
anos;
2º - professores que lecionam 7º e
8º anos;
3º - restantes docentes do
Agrupamento
Prazo limite para
inscrições: inscrições realizadas on-line, na página
web do Centro de Formação, até ao dia 21 de janeiro de 2014
|
O desenvolvimento de
competências de informação constitui uma estratégia transversal a todas as
disciplinas e um dos objetivos que norteia a ação das bibliotecas escolares
(BE).
As escolas do Agrupamento
Gil Paes têm assumido, ao longo dos últimos anos, a preocupação e a
responsabilidade em melhorar o nível de literacia dos alunos através da
implementação de vários projetos, adaptados a diferentes etapas/problemas.
Neste âmbito, foi aprovado, no ano letivo de 2013/201, o projeto Sei aprender,
à escala do Agrupamento, no âmbito do qual foi elaborado o presente programa,
no âmbito do qual se integra a presente ação de formação. Com este projeto
procurar-se-á, tendo em atenção a experiência adquirida, implementar um
processo de ação que corrija os pontos fracos identificados anteriormente, num
contexto de melhoria contínua.
O trabalho no campo das
literacias exige que as BEs procurem parceiros com os quais possam explorar
caminhos e difundir as melhores soluções junto da comunidade escolar.
Espera-se, assim, alargar, de forma gradual e sistemática, as experiências
melhor sucedidas a todos alunos ao longo do seu percurso escolar (currículo
integrado).
A formação de professores
constitui uma das estratégias mais eficazes para envolver os docentes em
atividades de reflexão-ação. Assim, pretendemos, com a presente formação,
lançar as bases para a formação de uma comunidade de prática, que aprofunde e
melhore o trabalho na área das literacias, procurando harmonizá-lo com o ensino
dos conteúdos disciplinares.
Objetivos da ação:
Pretende-se que os formandos, tendo em atenção
as disciplinas que lecionam:
•
Identifiquem competências de informação a desenvolver nos seus alunos;
•
Selecionem técnicas de leitura e de tratamento de informação ajustadas à
aprendizagem dos conteúdos;
•
Construam saberes práticos, no respeitante ao ensino da literacia, através da
experiência individual e da interação com os colegas;
•
Partilhem os saberes e instrumentos produzidos.
Conteúdos
da ação:
·
Apresentação da ação
·
Competências de informação a
desenvolver: “padrões de literacia da informação” e Metas Curriculares de
Português para o 3º Ciclo.
·
O Programa a desenvolver na Oferta
Curricular nos 7º e 8º Anos: estratégias para desenvolver competências de
informação.
·
Projeto com os alunos: diagnóstico;
planeamento; aplicação e avaliação. Partilha dos saberes e instrumentos
práticos construídos.
·
Reflexão sobre o modo de alargamento
do projeto “Sei aprender” à Comunidade Escolar. Intenções de envolvimento de
cada formando neste processo.
·
Avaliação do trabalho individual e do
grupo de formandos. Avaliação da ação de formação.
Metodologia:
Sessões
presenciais
A formadora procederá à apresentação de um
leque de competências na área da leitura e escrita, de técnicas de leituras e
tratamento de informação e do modelo de pesquisa PLUS, com o intuito de
promover a reflexão e discussão acerca das formas de operacionalização em sala
de aula.
Cada um dos formandos irá construir,
individualmente ou em grupo, um projeto que inclua o diagnóstico, a
planificação, a aplicação e a avaliação de atividades de desenvolvimento de
competências de informação, ajustadas a conteúdos programáticos à sua escolha.
Apresentação dos resultados e conclusões do
trabalho prático de sala de aula.
Reflexão sobre o modo de alargamento do
projeto “Sei aprender” à Comunidade Educativa.
Trabalho
autónomo
As sessões presenciais serão apoiadas pela
interação entre os participantes através de fóruns.
Assim, no início dos trabalhos os formandos
deverão participar no “O ensino de competências de informação em contexto”. Já
no final da ação participarão no fórum sobre “Modos de alargamento do projeto
Sei aprender à Comunidade Escolar”
Em cada um destes fóruns, com base nas
indicações e/ou materiais fornecidos pela formadora, cada formando deve
apresentar uma comunicação sobre o tema em apreço. Cada formando deve comentar
pelo menos três comunicações de colegas.
Os formandos devem publicar o seu plano de
trabalho e os resultados e conclusões num fórum criado para o efeito.
O trabalho autónomo destina-se também à
aplicação dos planos de aulas, esboçados pelos docentes durante o período
presencial, mediante a testagem da eficácia das estratégias e materiais
utilizados, tendo em atenção a reação dos alunos e o impacto na sua
aprendizagem.
Avaliação dos formandos
A avaliação, individual e contínua, terá em
conta os seguintes itens:
Assiduidade (5%); Participação (10%);
Cumprimento das tarefas (25%); Elaboração dos planos de aulas e de materiais de
apoio (35%); Relatório/Reflexão crítica (25%).
Cada formando será avaliado quantitativa e
qualitativamente, de acordo com a seguinte escala:
Excelente — de 9 a 10 valores; Muito bom — de
8 a 8,9 valores; Bom — de 6,5 a 7,9 valores; Regular — de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.
Torres
Novas, 7 de janeiro de 2014
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