Objetivos: conhecer e aplicar a fase de "pré-leitura" (7º Ano)
Materiais para a preparação da atividade:
- Livros informativos e revistas (1ª fase)
- Dicionários
- Folhas, canetas, marcadores
- Folhas, canetas, marcadores
- Modelo da folha do livro da turma (individual)
Instruções para os alunos:
Tendes à vossa disposição vários livros informativos e revistas. Se achardes necessário, podereis procurar outros documentos na biblioteca.O objetivo da tarefa consiste em que todos participem na elaboração de um livro, o livro da turma. Este livro conterá as informações e ideias sobre os temas X, Y e Z que os alunos da turma considerem mais relevantes. O trabalho final será publicado num blogue da biblioteca.
Cada aluno produzirá uma folha do livro (apresentar o modelo) com citações, paráfrases, desenhos ou ideias que surjam enquanto folhearem os documentos fornecidos.
Como começar?
Comecem por analisar os documentos fornecidos. Leiam a capa e a contracapa, as badanas - sobre o que trata o livro, quem é o autor? Passem os olhos pelo índice, pela introdução, pelo primeiro e último capítulos. Tem índice remissivo? Tem glossário? Quais são os assuntos tratados?
Seguidamente, podem ler, na diagonal,tanto a partir do início do documento, abrindo-o ao acaso, como a partir de um capítulo que achem mais interessante. Observem imagens, gráficos e tabelas.
Anotem, numa folha, citações (incluindo a referência bibliográfica), paráfrases (o que são?) ou ideias que surjam durante a análise dos materiais. Também podem colocar questões e reunir informações que lhes deem respostas.
Por fim, a partir dos vossos apontamentos, escolham as informações e ideias mais importantes e registem-nas na folha do livro da turma que vos foi fornecida. Podem fazer uma ilustração. Atenção ao limite do papel.
Para concluírem a vossa folha, indiquem as razões pelas quais escolheram as informações e ideias que constam da vossa folha individual. Podem simplesmente escrever as perguntas para as quais procuram respostas.
(Guião: paráfrases e citações)
Avaliação pelo aluno: o que é que aprendi com a realização desta atividade (sobre o tema, sobre o processo realizado)?
Metodologia:
Durante as aulas (50 ou 100 minutos), os alunos elaboram as folhas do livro (ver instruções aos alunos).As folhas são digitalizadas e é produzido um livro digital (por exemplo no Issuu).
O livro é publicado neste blog, sendo dado conhecimento do link aos alunos.
Avaliação
A avaliação é qualitativa. O desempenho do aluno fornece informação de diagnóstico.
Comportamento
|
NS – Menção atribuída quando o aluno não
manifestou interesse pelo trabalho proposto, não esteve atento nem participou
de uma forma correta nos trabalhos da aula. Não cooperou e evidenciou pouca
autonomia e pouco sentido de responsabilidade. Não realizou, ou realizou de
uma forma pouco eficiente os trabalhos propostos.
S – Menção atribuída quando o aluno manifestou interesse pelo trabalho
proposto, esteve atento a maioria das vezes e participou nas atividades.
Cooperou e mostrou ter alguma autonomia e algum sentido de responsabilidade.
Realizou a maioria dos trabalhos propostos.
SB – Menção atribuída quando o
aluno manifestou bastante interesse pelo trabalho proposto, esteve muito
atento e participou corretamente nas atividades. Cooperou ativamente. Revelou
autonomia e sentido de responsabilidade. Realizou
todos os trabalhos propostos.
|
Cooperação
|
|
Consecução dos trabalhos
|
|
Atenção/Participação
|
Turmas participantes: 7ºC (26.11.2013)
ResponderEliminar