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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O estado da arte do projeto Sei Aprender (2014/2015)





Pretende-se com este projeto desenvolver nos alunos competências de informação e métodos de estudo. O projeto concretiza-se no 3º, 5º e 8º ano, na Oferta Complementar (OC), em colaboração com os Diretores de turma/ professores titulares de turma, pretendendo-se envolver os conselhos de turma neste trabalho. Desenvolve-se também no ensino secundário através de aulas sobre elaboração de trabalhos escritos e ética e tratamento da informação.

Relativamente ao ensino básico, foi elaborado um programa modular que contempla planos de aula e materiais que incidem sobre organização do estudo e competências de leitura (blog “Sei aprender- Kit+”). Cada conselho de turma elabora um plano de trabalho ajustado às caraterísticas dos alunos, a ser avaliado no final do ano letivo. As atividades iniciaram-se pois através da realização de testes de diagnóstico das literacias da informação. 

Verificamos que, muito naturalmente, os professores cruzam os resultados do diagnóstico com outros dados, das suas práticas, que lhes são mais familiares. A título de exemplo, dizem-nos que ficaram a pensar por que é que os alunos leem depressa, mas falham na interpretação, já que tal facto é corroborado por outras observações que realizaram. Ou confirmam que aquela turma precisa de melhorar as técnicas de estudo. Deste modo, estabelecem-se novas estratégias e parcerias que fazem sentido e são entendidas, por todos, como sendo necessárias. Os manuais de Ciências da Natureza e os textos fornecidos por estes professores, entre outros, servem de base de trabalho nas aulas de OC, em conjunto com os tablets e os dicionários. E qual é a reação dos alunos perante toda esta movimentação? “Que disciplina é esta?”, perguntam-nos. Explicamos-lhes que não pretendemos avaliar os seus conhecimentos, mas conhecer a forma como estudam. Às vezes até lhes apontamos o problema da preguiça com que encaram algumas tarefas menos agradáveis, mas fundamentais na interpretação de um texto. Perante os resultados do teste de diagnóstico, os alunos olharam “com olhos de ver” os seus resultados, que, por iniciativa própria, copiaram para o caderno. Não eram notas sobre o conhecimento de matérias, era o retrato da forma como aprendem: a velocidade de leitura silenciosa, o vocabulário, a categorização da informação, a leitura crítica. Com algumas turmas, vamos agora começar a trabalhar o seu vocabulário de âmbito geral e de âmbito disciplinar. Conhecer mais palavras melhora a qualidade e complexidade do nosso pensamento. Os alunos percebem esta mensagem e compreendem em que medida o trabalho que lhes propomos pode contribuir para o seu desenvolvimento intelectual e para o seu sucesso escolar.

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