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quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Formação para professores (literacias)

Ação de Formação – 4 / 2014

Sei aprender: um projeto para o desenvolvimento das literacias

Formadora: Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues (CCPFC/RFO-13888/02)
Modalidade: Oficina de Formação.
Acreditação CCPFC/ACC-76392/14 (1,2 créditos).
Duração: 15 horas presenciais e 15 horas de trabalho autónomo.
Local de realização: Escola Secundária com 3º Ciclo Maria Lamas
Destinatários: Professores do Agrupamento de Escolas Gil Paes
Calendário: Início em 29 de janeiro de 2014, das 16:30 às 19:30 horas. Restantes seis sessões de 15 em 15 dias, das 16:30 às 18:30 horas.
Critérios de seleção: máximo de 20 formandos, por ordem de inscrição on-line. A seleção será feita de acordo com os seguintes critérios:
                               1º - diretores de turma dos 7º e 8º anos;
                               2º - professores que lecionam 7º e 8º anos;
                               3º - restantes docentes do Agrupamento


Prazo limite para inscrições: inscrições realizadas on-line, na página web do Centro de Formação, até ao dia 21 de janeiro de 2014
 


O desenvolvimento de competências de informação constitui uma estratégia transversal a todas as disciplinas e um dos objetivos que norteia a ação das bibliotecas escolares (BE).
As escolas do Agrupamento Gil Paes têm assumido, ao longo dos últimos anos, a preocupação e a responsabilidade em melhorar o nível de literacia dos alunos através da implementação de vários projetos, adaptados a diferentes etapas/problemas. Neste âmbito, foi aprovado, no ano letivo de 2013/201, o projeto Sei aprender, à escala do Agrupamento, no âmbito do qual foi elaborado o presente programa, no âmbito do qual se integra a presente ação de formação. Com este projeto procurar-se-á, tendo em atenção a experiência adquirida, implementar um processo de ação que corrija os pontos fracos identificados anteriormente, num contexto de melhoria contínua.
O trabalho no campo das literacias exige que as BEs procurem parceiros com os quais possam explorar caminhos e difundir as melhores soluções junto da comunidade escolar. Espera-se, assim, alargar, de forma gradual e sistemática, as experiências melhor sucedidas a todos alunos ao longo do seu percurso escolar (currículo integrado).
A formação de professores constitui uma das estratégias mais eficazes para envolver os docentes em atividades de reflexão-ação. Assim, pretendemos, com a presente formação, lançar as bases para a formação de uma comunidade de prática, que aprofunde e melhore o trabalho na área das literacias, procurando harmonizá-lo com o ensino dos conteúdos disciplinares.
Objetivos da ação:

Pretende-se que os formandos, tendo em atenção as disciplinas que lecionam:

• Identifiquem competências de informação a desenvolver nos seus alunos;
• Selecionem técnicas de leitura e de tratamento de informação ajustadas à aprendizagem dos conteúdos;
• Construam saberes práticos, no respeitante ao ensino da literacia, através da experiência individual e da interação com os colegas;
• Partilhem os saberes e instrumentos produzidos.

Conteúdos da ação:
·         Apresentação da ação
·         Competências de informação a desenvolver: “padrões de literacia da informação” e Metas Curriculares de Português para o 3º Ciclo.
·         O Programa a desenvolver na Oferta Curricular nos 7º e 8º Anos: estratégias para desenvolver competências de informação.
·         Projeto com os alunos: diagnóstico; planeamento; aplicação e avaliação. Partilha dos saberes e instrumentos práticos construídos.
·         Reflexão sobre o modo de alargamento do projeto “Sei aprender” à Comunidade Escolar. Intenções de envolvimento de cada formando neste processo.
·         Avaliação do trabalho individual e do grupo de formandos. Avaliação da ação de formação.

Metodologia:

Sessões presenciais

A formadora procederá à apresentação de um leque de competências na área da leitura e escrita, de técnicas de leituras e tratamento de informação e do modelo de pesquisa PLUS, com o intuito de promover a reflexão e discussão acerca das formas de operacionalização em sala de aula.

Cada um dos formandos irá construir, individualmente ou em grupo, um projeto que inclua o diagnóstico, a planificação, a aplicação e a avaliação de atividades de desenvolvimento de competências de informação, ajustadas a conteúdos programáticos à sua escolha.

Apresentação dos resultados e conclusões do trabalho prático de sala de aula.

Reflexão sobre o modo de alargamento do projeto “Sei aprender” à Comunidade Educativa.


Trabalho autónomo


As sessões presenciais serão apoiadas pela interação entre os participantes através de fóruns.
Assim, no início dos trabalhos os formandos deverão participar no “O ensino de competências de informação em contexto”. Já no final da ação participarão no fórum sobre “Modos de alargamento do projeto Sei aprender à Comunidade Escolar”

Em cada um destes fóruns, com base nas indicações e/ou materiais fornecidos pela formadora, cada formando deve apresentar uma comunicação sobre o tema em apreço. Cada formando deve comentar pelo menos três comunicações de colegas.

Os formandos devem publicar o seu plano de trabalho e os resultados e conclusões num fórum criado para o efeito.

O trabalho autónomo destina-se também à aplicação dos planos de aulas, esboçados pelos docentes durante o período presencial, mediante a testagem da eficácia das estratégias e materiais utilizados, tendo em atenção a reação dos alunos e o impacto na sua aprendizagem.

Avaliação dos formandos

A avaliação, individual e contínua, terá em conta os seguintes itens:
Assiduidade (5%); Participação (10%); Cumprimento das tarefas (25%); Elaboração dos planos de aulas e de materiais de apoio (35%); Relatório/Reflexão crítica (25%).
Cada formando será avaliado quantitativa e qualitativamente, de acordo com a seguinte escala:
Excelente — de 9 a 10 valores; Muito bom — de 8 a 8,9 valores; Bom — de 6,5 a 7,9 valores; Regular — de 5 a 6,4 valores; Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.


Torres Novas, 7 de janeiro de 2014 

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